É já no próximo sábado que se realiza a sessão cultural evocativa de Álvaro Cunhal, promovida por um vasto conjunto de personalidades das mais variadas áreas da cultura, da ciência, do ensino, do desporto e do trabalho. Com início às 15 horas na Aula Magna da Reitoria da Universidade de Lisboa, na Cidade Universitária, a sessão evocará o homem, o dirigente político, mas sobretudo o grande intelectual e artista. Será lembrada particularmente a sua criação literária, pintura e desenho, o seu pensamento sobre a arte, o artista e a sociedade.
Durante três horas, Cândido Mota será o orador de um texto que percorre os aspectos mais marcantes da grande e variada intervenção artística de Álvaro Cunhal, intercalado por momentos de poesia, em que poetas como José Carlos Ary dos Santos, Jorge de Sena, Manuel Gusmão, Paul Éluard, e Pablo Neruda estarão presentes na voz dos actores Maria do Céu Guerra, Rita Lello, Luísa Ortigoso, José Wallenstein, Joana Manuel, Tavares Marques, Fernanda Lapa e Teresa Sobral.
Haverá também momentos de dança, com a Companhia de Dança de Almada; de Canto Lírico, por Ana Maria Pinto, acompanhada ao piano por Joana Resende; ou de Cante, pelos Cantadores do Redondo com Vitorino e Janita Salomé. O Jazz também estará presente, com o enorme talento de João Paulo Esteves da Silva, tal como o Fado interpretado pela voz de Helder Moutinho acompanhado por Ricardo Parreira, André Ramos, Yami e Camané, em parceria com Mário Laginha. Presente estarão – nem poderiam faltar! – a música popular pela voz de Sebastião Antunes e de intervenção, com Samuel e Uxia, que virá propositadamente da Galiza e que será acompanhada ao piano por Paulo Borges. Os «sons dos Açores», trazidos por Zeca Medeiros e os seus amigos Jorge Silva, Gil Alves, Rogério Cardoso Pires e Manuel Pires da Rocha, e a surpresa dos sons trazida por Rui Júnior com os Tocá Rufar e pela Magna Tuna do ISCSP compõem o programa, que conta ainda com os acordes a solo de Tim.